Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Em execução...


Hoje partilho o ínicio de um novo projeto. A técncia utilizada será o bordado livre e os tipos de pontos de bordado em aplicação serão o nó frânces e outline stitch (em portugûes será algo como ponto de esboço, o que não está de todo errado porque o contorno do trabalho foi feito com recurso a este ponto de bordado).

No que respeita ao bordado livre os passos que sigo são os seguintes:

  1. corto o tecido no tamanho pretendido;
  2. selecciono o desenho que pretendo trabalhar;
  3. recorrendo a um marcador de tinta solúvel (eu uso os da Bic), transfiro o molde que seleccionei para o tecido. (O papel químico é uma outra forma possível de fazer a transferência do papel para o tecido.)
  4. Molho todos os tecidos que irei utilizar no processo de montagem da peça. (Habituei-me a ver o meu avô que era alfaiate a fazê-lo e sigo este ritual. Segundo ele é para evitar problemas depois como por exemplo o tecido encolher.)


 


Tendo marcado o tecido, começa a parte que eu mais gosto, a pesquisa de linhas e tonalidades. Se for uma encomenda por norma, gosto de fazer um pequeno questionário no que respeita aos gostos pessoais, finalidade da peça e decoração envolvente. Se pensarmos bem é importante ter em atenção a decoração envolvente, pois não queremos que a peça que estamos a criar fique descontextualizada e se torne num corpo estranho face ao meio envolvente.



Utilizando como exemplo almofada que ofereci à minha amiga Paula pelo seu aniversário (partilhada aqui), as decisões que tomei no processo de produção da mesma apoiaram-se sobretudo na informação que eu detinha sobre a pessoa em causa. Nomeadamento facto de eu saber que ela adora a cor rosa, que o seu quarto é bastante colorido e que ela adora as peças que crio (é a ela que recorre sempre que preciso de fazer uma sondagem de opinião :-) ) Desta grande mescla de informação, o resultado final é o que conhecem.

As imagens que partilho convosco são precisamente uma encomenda feita por ela, terá um tamanho e tonalidades diferentes, pois está ajustada ao tamanho da palavra e às cores da decoração do quarto da pessoa a que se destina. Numa outra oportunidade partilho a história que envolve este trabalho.

P.s: peço desculpa pela qualidade das imagens mas a minha câmara fotográfica estava sem bateria e estas foram capturadas com o meu telemóvel.

Boa semana...
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário